GENÉTICA HUMANA É RELEVANTE

28 de janeiro de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: ORIENTAÇÃO COMO VOCÊ PODERÁ SE ORIENTAR A RESPEITO DE TER OU NÃO UMA CRISE DE ENXAQUECA ,PRINCIPALMENTE NA SÍNDROME DE TENSÃO PRÉ MENSTRUAL - TPM.


As enxaquecas são geralmente diagnosticadas quando os sintomas, tais como, ser uma condição crônica com crises periódicas, dor intensa, latejante, a dor geralmente é unilateral (em um lado da cabeça), um terço do tempo a dor é bilateral, é agravada por atividades cotidianas, como subir escadas. Pode apresentar náuseas, vômitos, diarréia, palidez facial, mãos e pés frios, aumento de sensibilidade à luz e ao som e a crise típica dura de 4 a 72 horas. Cerca de 60% a 70% das crises de enxaqueca são precedidas de sinais e sintomas que podem durar horas ou dias. Os sintomas podem incluir sonolência, irritabilidade, fadiga, depressão ou euforia, bocejo constante e desejos por alimentos doces ou salgados. Os pacientes e seus familiares geralmente sabem que quando esses sintomas aparecem geralmente são um sinal de alerta que uma crise de enxaqueca está começando. 
Aproximadamente 20% das crises de enxaqueca são associados com uma “aura”(percepção de que terá uma crise de enxaqueca). Geralmente, a “aura” precede a dor de cabeça, embora ocasionalmente possa ocorrer em simultâneo com a dor de cabeça. As “auras” mais comuns são: 1) luzes coloridas e 2) visualização de pontos escuros ou moscas volantes (escotoma) no campo visual. Alguns idosos quando sofrem de enxaqueca podem ter apenas a “aura” visual, sem a dor de cabeça. As “auras” incluem alucinações auditivas e sensação de sabores e cheiros diferentes. A enxaqueca geralmente começa na infância e vai até a idade adulta. Um indivíduo com mais de 50 anos de idade também pode apresentar a primeira crise de enxaqueca, com o avanço da idade outros tipos de dores de cabeça são mais freqüentes. A história familiar geralmente está presente, sugerindo uma predisposição genética em pacientes com enxaqueca. Além de diagnosticar a enxaqueca pela história clínica, geralmente há um exame de controle. 
Pacientes que apresentam dor de cabeça muito forte pela primeira vez ou apresentam uma dor de cabeça bem mais forte que o usual ou quando houver uma mudança significativa nas características da dor de cabeça ou a presença de sintomas do sistema nervoso, como visuais ou auditivos ou perda sensorial, podem exigir que testes adicionais sejam efetuados, estes testes incluem exames de sangue, exploração do cérebro tanto com Tomografia Computadorizada, Ressonância Nuclear Magnètica e talvez uma coleta de liqüor.

Dr. João S.Caio Jr
Endocrinologista-Neuroendocrinologista
CRM: 20611

Dra Henriqueta V.Caio
Endocrinologia-Medicina Interna
CRM 28930

Como Saber Mais:
1.Quais as causas da TPM...
2. Podemos controlar estes sintomas da TPM...
3. A obesidade pode prejudicar mais os sintomas da TPM...


AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO 
DOS AUTORES PROSPECTIVOS E REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.


Referência Bibliográfica:
1.Moore,K.L.The Developing Human. 4 Ed.40.W.B Saunders Company Philadelphia.
2.DE Wolf, C.DE Wolf-Peeters & I. Brosens. Am.J. Obstet.Gynecol.117:833-848
3. Smith, S.K.The Physiology of menstrutation.
4. Odlind,V.& I.S.Contraception and Menstrual bleeding disturbances: a clinical overview. University Press. Cambridge.Esta matéria tem por objetivo ético, orientar pacientes a procurar seus médicos para ação preventiva. Figuras meramente ilustrativa sem significado cientifico.

Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12º andar - Conj 121
Paraíso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagenbrasil@gmail.com

Site Clinicas Caio

Site Van Der Haagen Brazil

Seguir no Google Buzz