GENÉTICA HUMANA É RELEVANTE

9 de junho de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: NUTRIÇÃO; A QUALIDADE DA ALIMENTAÇÃO INFLUENCIA NOS SINTOMAS DA TPM - TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL.

OS EFEITOS COADJUVANTES POSITIVOS ASSOCIADOS A TERAPÊUTICA BEM INDICADA, PODERÁ ALIVIAR UMA TORTURA QUE MENSALMENTE ACOMETE AS MULHERES DEIXANDO ALGUMAS COMPLETAMENTE DESORGANIZADAS QUANTO A DOR, DEPRESSÃO, IRRITAÇÃO, E COMPORTAMENTO

A síndrome pré-menstrual ou tensão pré-menstrual (TPM) atinge 80% das mulheres durante o período pré-menstrual, sendo um dos distúrbios mais comuns a afetar as mulheres.  A tensão pré menstrual é caracterizada por: sensibilidade no seio, entumescimento, constipação ou diarreia, cólicas, retenção hídrica com ganho de peso, fadiga, alterações no humor (irritabilidade, depressão, choro, hipersensibilidade emocional), insônia, suor nas extremidades, tontura, desmaio, dor de cabeça, mudanças no apetite e no comportamento alimentar (compulsão alimentar), dificuldade de concentração, menor rendimento, somatização (visão borrada, dor no peito, sufocação, entorpecimento, formigamento), dor no período de ovulação e acne. Tais sintomas são recorrentes durante a fase do ciclo menstrual. 
Essa constelação de sintomas tem recebido denominações como tensão pré-menstrual (TPM). Fatores ambientais, como a alimentação, podem influenciar o aumento dos sintomas. A deficiência de vitamina B6 e magnésio e o desequilíbrio de cálcio e magnésio também estão relacionados com a presença dos sintomas, que variam largamente de mulher para mulher, assim como a sua intensidade. Em geral, recomenda-se: Eliminar açúcar, sal, cafeína, álcool, refrigerantes, carne vermelha e outros alimentos gordurosos; Comer 5-6 refeições por dia e não pular refeições; Ingerir maior quantidade de líquidos; Ingerir sempre alimentos ricos em cálcio, como leite e seus derivados: queijos, iogurtes, leites fermentados; Consumir alimentos ricos em magnésio, como leguminosas (feijão, soja, lentilha e ervilha), vegetais de folha verde escura (agrião, espinafre, rúcula entre outros), nozes e grãos de cereais integrais (aveia, granola, arroz, farinha de trigo integral, entre outros); Não fumar; Fazer refeições leves com frutas; cereais como massas e pães; hortaliças; carnes brancas e leguminosas. 
Praticar 30 minutos de exercício físico, três vezes/semana (corrida, caminhada, ciclismo, natação); Utilizar técnicas de relaxamento (respiração profunda, ioga, meditação);  Repousar no período mais agudo; Não planejar atividades estressantes para essa fase. O importante é ter uma alimentação saudável para amenizar os efeitos da TPM. A inclusão dos alimentos acima são ricos em fibras, que é totalmente importante para o bom funcionamento do intestino. É importante ressaltar que o intestino é responsável, em grande parte, por eliminar algumas toxinas do corpo, inclusive aquelas que agravam a TPM. Tenha uma alimentação saudável.


Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia – Neuroendocrinologista
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930

Como Saber Mais:
1. Quais os principais alimentos para amenizar os sintomas da TPM...

2.O que caracteriza a TPM...

3. A deficiência de vitamina B6 e magnésio são importantes nesta fase...

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.


Referências Bibliográficas:
Valadares, G. C.; Ferreira, L. V.; Correa Filho, H.; Romano-Silva, M. A. Transtorno disfórico pré-menstrual revisão – conceito, história,  epidemiologia e etiologia. Revista de Psiquiatria Clínica; 33 (3); 117-123. Sampaio, H. A.C. Aspectos nutricionais relacionados ao ciclo menstrual. Revista de Nutrição, Campinas, 15(3):309-317, set./dez., 2002.Esta matéria tem por objetivo ético, orientar pacientes a procurar seus médicos para ação preventiva. Figuras meramente ilustrativa sem significado cientifico.



Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12º andar - Conj 121
Paraíso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagenbrasil@gmail.com

Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/

Site Van Der Haagen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br



Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,-46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie=UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t=h&z=17

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Unported License.

Seguir no Google Buzz